segunda-feira, 29 de junho de 2009

Enroladinho de camelo

Cidades Modernas - Marx
A ascensão burguesa é vital para que se compreenda o processo de formação das cidades modernas, símbolo da divisão entre burguesia e proletariado, entre opressores e oprimidos. Os baixos salários que os burgueses pagam aos operários constroem a dura realidade urbana, criando verdadeiras cidades partidas, onde de um lado há as áreas nobres, reduto da burguesia, e de outro, as favelas e periferias, morada do proletariado. Têm-se o embrião das cidades dormitórios, nas quais boa parte da população sai para trabalhar durante o dia e retorna somente à noite. Nesse momento é gritante a desigualdade social entre as duas classes. 


Indiscutivelmente a classe burguesa promoveu enormes mudanças no modo de viver que “contaminaram” todo o planeta. Uma das mais visíveis transformações foi a subordinação do campo em relação às cidades, por conta da instalação de indústrias cada vez maiores nos centros urbanos, cuja produção não é mais pensada para os mercados local e regional, mas sim global, requerendo para isso matérias primas de qualquer ponto do planeta. Eis a expansão comercial, a busca incessante por lucros, a instalação de filiais em outros pontos da Terra, a globalização. 


O efeito imediato foi a migração em massa de milhares de pessoas das regiões rurais para as urbanas, atraídas por possíveis oportunidades de emprego, embora muitas das quais foram forçadas a realizarem esse tipo de deslocamento com o intuito burguês de formar um exército industrial ativo e de reserva. A abundância de mão de obra é desejada pelos burgueses, já que assim conseguem lucros ainda maiores oriundos de salários cada vez mais reduzidos em função da relação trabalhadores/vaga.


Foi justamente o fato de serem as sedes dos conglomerados que proporcionou às cidades um poder de barganha imenso sobre o interior, a ponto de determinar e ser determinante sobre a produção rural e também fornecer produtos para o campo, tais como maquinário, agrotóxicos, fertilizantes etc. Essa ciranda resultou em um crescimento cada vez maior às cidades, atraindo mais contingente populacional, acentuando as desigualdades sociais.


A burguesia conseguiu impor seu perverso sistema de pobreza e exclusão à grande parcela da população, utilizando-se de estratégias no mínimo condenáveis. Uma delas é a ideologia, talvez a pior esquizofrenia do planeta, pois ela existe justamente para negar sua própria existência, isto é, para mascarar a realidade, fazendo com que as pessoas percam a noção do que é verdadeiro e falso, tornando-se alienadas. Dessa forma, os burgueses conseguem ofuscar a dialética, motor da transformação social.


A ideologia é reforçada pelas instituições sociais, desde a religião (ópio do povo), passando pelas artes, mídia, política, entre outras, até chegar à família. Os construtores da ideologia, que começa a partir da base estrutural da sociedade - a economia- passando em seguida para as superestruturas, é o que Marx vai chamar de falsos intelectuais.


Entretanto, a burguesia não seria o que é se não fosse a posse dos meios de produção, um dos pilares de capitalismo. É essa posse que faz com que o proletariado tenha que se submeter às regras burguesas, vendendo sua força de trabalho em troca de um salário, que em tese, deveria dar para sustentar a si e a sua família durante o período entre salários. Não obstante, a parcela paga é menor do que lucro obtido em função do trabalho dos funcionários, estabelecendo o que se denomina mais valia. A coisa chegou a tal ponto, que o trabalhador não faz idéia nem do quanto produz de riqueza ao seu empregador. Se formos mais além, constataremos que parcelas consideráveis não sabe o que ocorre dentro da fábrica além daquilo executado todo santo dia igualzinho e alguns não devem nem saber o que a fábrica em que trabalha produz. No final das contas, todo o salário que o burguês paga ao proletariado acaba retornando aos próprios burgueses pelos outros setores da burguesia, num regime de concentração inesgotável. 


A classe burguesa conseguiu criar no inconsciente da população o fetiche. As pessoas compram não só porque precisam, mas sim porque vai lhes dar prazer e, porque não, status. O indivíduo pode gastar todas as suas economias de meses, pode estar endividado, pode não ter dinheiro sequer para manter uma alimentação digna, no entanto ele compra o tênis importado da moda, o celular de última geração, monitores LCD, o carro do ano. Tudo pelo prazer de poder mostrar ao próximo o seu poder de compra, mostrando que ele tem mais dinheiro do que aparenta, obtendo o respeito dos vizinhos apenas pelo que parece ser. 


As pessoas transformaram-se em vitrines e placas publicitárias ambulantes das marcas, exibindo seus nomes e símbolos em tudo o que é comprado. Aliás, o status vem principalmente pela etiqueta que o produto traz consigo, mais até do que pelo puro gosto pessoal em usá-lo.


Como bem salienta Marx em O manifesto do partido comunista, “a burguesia como classe revolucionária, ao tomar o poder das monarquias, não eliminou os antagonismos entre as classes, apenas estabeleceu novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta”. As relações sociais de afeto, e mesmo as familiares, foram substituídas por relações comerciais, nas quais somente o dinheiro é importante. Tudo na sociedade moderna parece funcionar com o objetivo de promover a acumulação de capitais a uma só classe, desequilibrando a balança há muito tempo tombada para o lado da burguesia.
(Fonte: Blog do Grecos)
Opinião + Guy Debord.
Eu não concordo com TUDO o que Marx diz, mas do que li a respeito dele, concordo com 95%. 
O que não dá para admitir que é ele seja chamado de "perdedor". Porque se for para usar os conceitos de VENCEDOR e PERDEDOR. Como alguém que foi expulso de um país várias vezes por representar perigo pode ser um perdedor? Como alguém que tem as teorias usadas até hoje pode ser um perdedor? E as teorias dele estão corretas. Veja bem, não vou discutir se a base de tudo é  ou não a economia, mas que a grande empresa massacra a pequena empresa é um fato. Não há ninguém que não saiba disso. Que a balança da desiguldade há tempos está caída para o lado burguês e que os menos favorecidos são cada vez mais excluídos e tendo menos acesso a tudo, também é um fato. E que você, trabalhador, não vai ascender, é outro fato. Ok, vc pode ganhar na megasena e uhul isso aí. Mas se isso fosse uma regra, a população pobre não aumentaria a cada dia e a classe média não ficaria mais pobre a cada dia que se passa. É indiscutível. 
Por que eu defendo uma ditadura antes do socialismo?
1. Não vejo socialismo como ditadura. Pq se o socialismo visa o bem SOCIAL, vc pode perfeitamente fazer críticas construtivas, estarão todos satisfeitos na medida do possível. Todos terão acesso a educação, saúde, coisas elementares numa sociedade. Por isso não enxergo uma ditadura, descordo de Marx. 
2.  Antes do socialismo existir, é necessário acabar com o capitalismo. Nós somos movidos a ganância, a dinheiro, a ter mais quando não se precisa. Não excluo NINGUÉM dessa lista. Se você puder ter 10, pq vc vai querer ter 5? Não sejamos hipócritas, vc não vai querer isso. 
“...Você afia o apetite humano a ponto de ele partir átomos com seu desejo. Você constrói egos do tamanho de catedrais e conecta o mundo com fibras óticas a cada impulso do ego. Atiça os sonhos mais tolos com as fantasias chamadas dólar e ouro até que cada ser humano aspire a imperador e se torne seu próprio deus. E o que vem depois disso?”
Nós somos estimulados a isso. A sermos os vencedores, a querermos mais, a sermos gananciosos, vaidosos... E como diz Guy Debord, o espetáculo não é para você, é pro outro.
O outro tem que enxergar que você é um líder, que você é um vencedor, que você tem o melhor carro, a melhor roupa, que tem muito dinheiro. O importante é parecer.  E sem uma ditadura escrotamente forte, como se destrói isso? 
Além disso, quando digo que vivemos sob a pior das ditaduras, sendo esta a da imagem, não encaro como exagero, não... Porque veja bem, na ditadura militar era explícito. Você sabia que era ditadura. Em Cuba é explícito, eles sabem que vivem debaixo disso. Agora e a gente? Ninguém disse o que podemos e o que não podemos fazer, tudo é feito nas entrelinhas. Vc pode fazer como quiser, é verdade. Desde que você não dependa de um emprego, de ser aceito socialmente... E partindo do princípio de que precisamos trabalhar para podermos nos sustentar, e, dessa forma, podermos viver dignamente, você tem que dançar a música deles. Não é uma opção, é uma necessidade.  
A vida é um conjunto de pequenos espetáculos, onde não vale quem você é ou o que você tem, mas somente aquilo que você aparenta ser. Por isso, somos moldados desde crianças a nos vestirmos bem, a nos comportarmos de tal maneira, a falarmos de tal jeito, etc. Os valores são esses: poder, dinheiro, imagem. E tudo é um grande vestibular, onde você é avaliado o tempo inteiro, muitas vezes até dentro da própria casa. E diz uma frase famosa aí "Não deixe que o espetáculo acabe sem aplausos." por isso, tratemos de ser como eles querem. 
E não adianta dizer que não e discordar, é assim e pronto. Goste você ou não. Eu, particularmente, detesto. Mas fazer o que? A sociedade não vai mudar simplesmente porque eu quero.
E quer falar de vencedores? Tudo bem, então. Mas diante desse quadro eu não encontro nenhum. Você encontra? Meus parabéns, é um verdadeiro milagre. Pois me aponte, estou tentando descobrir qual.
É isso aí, sejamos felizes na medida do possível, nessa "Vida, o filme".

18 comentários:

PA disse...

Bom, como vc mesma diz, Marx errou em alguns pontos. Um deles é que ele previa que os burgueses iriam querer mais e mais e isso geraria miséria e a miséria geraria revolta, indignação e tudo acabaria numa revolução. Não aconteceu isso e nem vai acontecer, porque existe a classe média, porque hoje temos direitos trabalhistas e tudo mais.
Claro que os direitos trabalhista só definem o mínimo para a manutenção da mão-de-obra..pq além de tudo o capitalismo é burro. Se não se garante pelo Estado a mão-de-obra o capitalismo a destrói com o passar dos anos.
Ah, outra coisa. O capitalismo não criou o antagonismo entre campo e cidade de uma só vez. Não faz parte dos princípios do capitalismo isso. tanto o é que os mais ricos do Brasil são os chefões do agronegócio. E as cidades eram, no começo, o pólo da liberdade. Onde os camponeses se refugiavam do jugo feudal.
a questão da imagem eu não vejo como problemática capitalista. No socialismo à la Fidel(e os russos) a imagem também tem importância, até mais importância que no capitalismo, visto que o poder se dá pela imagem/carisma. Um bom exemplo é a guerra fria.
O problema está na construção da imagem. O que e como se julga algo merecedor de validez. No capitalismo são as marcas multinacionais, no socialismo são as bandeiras vermelhas e a foice(linda por sinal), além do culto ao líder(sabemos o nome de uma porção de chefes de Estado socialistas, e poucos presidentes norte-americanos, por exemplo; cada doutrina de um desses chefes recebe seu próprio nome acrecido de um ISMO - maoISMO, leninISMO, trotskISMO, stalinISMO...)
a imagem, é para mim, a representação que vc se dá ao social. Você se veste para ser reconhecido como parte de uma comunidade e assim a comunidade dita como todos vão se vestir, naturalmente.
Mas chegamos ao cúmulo no capitalismo. Nossas meias tem a costura para dentro, é preferível incomodar o próprio pé a esconder a marca...

Simone Brasil disse...

uau. caprichou no tamanho!
assim que der eu leio!
=*

Simone Brasil disse...

confesso que li ate a metade e comecei a pensar... você passou o texto todo dividindo as pessoas entre "burguesas" e "proletárias"... e aqui nesse blog sempre há essas brigas político-ideológicas que, na boa, é um tema que eu não faço a menor questão de ler. Leio enquanto é algo saudável, uma troca de idéias, mas quando vira rixa, o tesão vai embora - e, me perdoem, mas virou rixa. Pq a gente foca tanto em defender um ponto de vista político e esquece o ser humano presente atrás de cada "burguês" ou de cada "proletário"? Pq a gente defende coisas as quais a gente historicamente ouve falar, coisas para as quais não existe uma verdade absoluta e meio que morre por esse ideal plantado de verdade, que nunca nada nem ninguém vai determinar?
cada um no seu quadrado e a amizade continua, meu povo... simplicidade é o que liga.

Peace and love!

Mare Soares disse...

PA: Concordo que o socialismo tem uma questão de imagem também. Mas a minha crítica não é à imagem, é ao espetáculo. O que a imagem se transformou. Como você mesmo deixa explícito o lance da meia. Como Debord e Gabler dizem: "Parecer e aparecer."
A imagem-carisma é natural de cada um. Na minha concepção, não tem como uma pessoa se fazer carismática, eu acredito que é o jeito dela, é natural.
"Você se veste para ser reconhecido como parte de uma comunidade e assim a comunidade dita como todos vão se vestir, naturalmente."
Eu acredito que um dia tenha sido assim, hoje não acho que continue dessa forma não. Vou dizer o que eu conheço: Cidade do Rio de Janeiro e cidade de São Paulo. Mancha Urbana, como dizem na geografia. Geralmente pessoas de classe média, baixa, média e alta. Todos eles fazendo viagens espetaculares, todos com perfumes de 300 reais, carros magníficos. Agora eu pergunto: a classe média tem verba pra isso? Ela não tem cara. Eu me considero classe média-média e não faço 1/3 disso. As pessoas deixam de comer pra aparentar ter dinheiro. E eu acredito que as classes mais baixas queiram se inspirar nisso. A aparentar mais do que são.
E aí vem a minha pergunta-chave: Como se transforma isso? Eu não vejo solução. Guy Debord nos anos 60 também não sabia... e eu acredito que nos anos 60 era menos acentuado, portanto, mais fácil de se resolver.

Mare Soares disse...

Xu: "q a gente foca tanto em defender um ponto de vista político e esquece o ser humano presente atrás de cada "burguês" ou de cada "proletário"? "
Pergunta que eu faço a você: e essa sociedade é humana? Na minha opinião, não há nada mais DESUMANO do que vem acontecendo...
E o texto que você começou a ler, como é dito no final, tem a fonte ali, é de um cara da minha faculdade que eu não conheço, mas eu participo do blog deles. O texto se chama cidades modernas, baseado nas teorias apresentadas por Marx e, pelo que me consta, no Manifesto Comunista.
É apenas uma análise. E sim, eu concordo com cada linha escrita ali.

Simone Brasil disse...

Alegria alegria, queridona...
eu estou falando de ser humano, não de "SER" humano. ser humano com idiossincrasias, subjetividades, pensamentos, sentimentos, diversidade de essências, etc etc. acho que no dia em que todo mundo se tocar de que o outro também é um ser humano dotado de todas essas características que eu não vou escrever de novo, as coisas mudam pra muito melhor. quando o ser humano perceber que é igual ao outro em estâncias físicas e emocionais e passar a enxergar o outro como enxerga a si mesmo, vai perceber como a resultante de seus atos reverbera no outro. e isso é uma bola de neve. o problema é só quando isso vai acontecer. e SE vai acontecer. mas vamos lá, passinhos de formiguinha e eu estou fazendo a minha parte.

e que bom que vc acredita! fico feliz por você ser tão jovem e tão convicta das suas idéias, acho que você escreve super mega master bem! Só eu mesma que estou velha e passei da fase de tentar entender certas coisas que, pra mim, são inexplicáveis.

bjs.

CL disse...

Mare, eu ainda não li seu texto (A), mas lerei.

Só queria falar pra Xu

cara, você e o gustavo escrevem muito parecido xD.Vcs falam parecido tbm xD? Eu concordo com você, sobre a falta de um ponto nisso tudo.

Mas veja bem, é legal um tema assim, pq o pessoal se reanima, a Mare mesmo tava a semanas sem postar, eu também, P.A. tava inativo...E o guga, pelo menos apareceu no meu post. Essas opniões politicas não tem um porque para serem discutidas, mãs é divertido discutir, se aprende coisas novas.

Por exemplo, Mare (A), Jonh Stuart Mill, o homem mais culto da época de Marx, nem chegou a saber que ele existia. Sinceramente, ele era um fracassado. Mas, assim como o Che, fantasiam muito ele. E depois você critica a midia capitalista.

bjos a todos

Simone Brasil disse...

Hahahahahaha, a gente escreve parecido, fala parecido, pensa parecido, é orgulhoso parecido, briga parecido, come temaki parecido, age parecido, bebe tequila parecido, acho que até ronca parecido! virginianos cujos aniversários são separados por apenas 2 dias tendem a ser bem parecidos =)

Claro, entendo mesmo essa coisa de vocês quererem expor seus pontos de vista e tudo... só é um tema que eu, particularmente, não sou mto fã. Mas respeito e sempre virei dar meus pitacos ousados!

Beeeijos!

Mare Soares disse...

Cl, e o que vc leu de Marx pra dizer alguma coisa? E se ele era um fracassado como explica ele ser expulso de países?
E o que vc sabe, inclusive, sobre a atuação da mídia? Algo que não seja "ela manipula" porque isso é óbvio, mas como ela faz isso? Você nunca estudou sobre isso.
E pelas suas críticas à Marx, vc tbm não estudou ele. Nem um pouco. Porque se vc reparar, eu não tenho argumentos pra dizer se o método que ele propõe é correto ou não. Sendo a economia a base, digo. Ele pode ter errado quanto a isso, apesar de eu ouvir de muitas pessoas que estudam economia e pessoas que estudaram Marx defendendo esse argumento.
E como o Shine me disse e explicou, você é marginalista. Quando ele falou pela primeira vez, eu achava que ele tava exagerando, se exaltando demais... Agora não acho mais não.

Mare Soares disse...

E um extra aqui: Capitalismo e socialismo são dois extremos. O capitalismo oculta e o socialismo milita. Entre militar e ocultar, eu prefiro militar. Porque eu tenho condição de saber disso, agora quando se oculta, eu nem se quer sou capaz de perceber que tem algo sendo omitido.

CL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PA disse...

pra mim não há antagonismo algum entre socialismo e capitalismo. Tanto que é tão fácil falar de socialismo, defendê-lo em cadeia nacional sem representar nenhuma ameaça.
foi-se o tempo em que dizer MARXISMO era algo aterrorizante, chocante e que dava até em prisão; pq antes ainda se tinha algo combativo.
Agora quanto a militar, o capitalismo não precisa militar, e mesmo assim o faz(bem melhor do que qualquer outra ideologia, em cada vitrine vc tem um militante do capital)..
e pois bem, eu sou militante de esquerda. Quem me conhece sabe bem disso(e do como sou chato com isso, né CL?!?)...mas a militância de esquerda é muito fraca, mesmo.
Milhares de pessoas que não sabem o que dizem, que não entendem(ou nao leem) o próprio manifesto comunista.
Quanto a Marx..ele era foda, culto, gênio. Errou sim e isso não vem ao caso.
Foi mitificado(subiu aos ceus, está sentado a direita de Deus pai, até que resolveu ir pra esquerda e matou Deus, depois Nietzsche matou de novo)..Enfim, virou mito mesmo, e nisso é vangloriado mas nao entendido.
Era um perdedor?! só se for em jogos mesmo...era um grande militante(quase um PTista), onde tinha revolta, ele tava por perto. Era só chegar a um povoado que fosse que arrumava um jeito de organizar as vanguardas...
enfim..preguiça de escrever mais..

Unknown disse...

Coitado do Marx, to fikando com dó dele...
'Eu aprendi com minha mae que politica, futebol e religiao são coisas que foram feitas para serem respeitadas, nao discutidas...

Entretaaaanto, devo dar meu parecer nessa discussao de que Marx nao foi um fracassado, digo, pelo menos as ideias dele nao são um fracasso, elas podem nao ter acontecido, mas levaram as pessoas a ''perder'' tempo nisso... E acho que era essa a intençao dele, fazer a galera mundo a fora não simplesmente aceitar tudo que lhes era imposto desse capital, era refletir e nunca eskecer da ideia de um mundo melhor...

Mas lembrem-se antes de criticar que o MELHOR é tao relativo quanto a beleza ou musica... Eles variam com a epoca, mas sempre tem akeles que gostam dos classicos e apreciam um cabelinho anos 60...

Nao gosto do jeito que o CL fala, eu acho seus pensamentos a respeito disso muito válidos cara, mas é totalmente desrespeitoso quando vc coloca aí pra todo mundo ler... E isso, pelo que percebo, parece irritar a Mare.. que acaba falando no mesmo tom...

Por fim, acho o Marx é um tanto quanto óbvio e idealista, mas fez as pessoas enxergarem essa obviedade, o que pra mim já é positivo, pena que nada é bom o suficiente que nao possam criar algo Radical demais e destruir a porra toda XD... E nisso falo do capitalismo tbm...

argh~, torrei a paciencia desse assunto, ja falei disso um semestre todo XD

Gustavo disse...

Belo post, Mare, assim como fiz com Cl eu lhe parabenizo, acho fantastico o modo como vocês dois manipulam a informação. Isso é quase um Dom e eu não tô sendo sarcastico.
E eu acho isso incrivel...

E ao ler o que leio sobre o que leio.

Finalmente entendo algo que Arnaldo jabor falou uma época atrás sobre o sexo e acho que o termo que ele usa, se encaixa perfeitamente.

No que é discutido nos dois posts de você e do Cl.

Porque acho que vocês conseguiram alcançar isso de uma forma tão veemente no meu coração, pois acho que não tenho capacidade de falar pelo outros, mas só para falar de mim e pra mim vocês conseguiram isso em cada palavra do que ele fala.

"O museu da brochura Globalizada"

Gustavo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CL disse...

Juro gente, também cansei de discutir isso xD.

Mas vou só dar minhas ultimas palavras nessa discursão.

Na MINHA opnião, Marx foi um fracassado no mundo que ele vivia, entende? Ele era um burguês de classe media, com um toque de midas inverso. Tudo que ele tocava falia. E, na MINHA opnião, foi o motivo dele acabar por criar o socialismo. Era a tentativa dele de criar um mundo onde ele seria mais bem sucedido. Mas nunca questionei o sucesso do socialismo como ideologia, nem a capacidade dele de ser expulso de países. Entretanto, na época, ser expulso de país, assasinado e etc, era normal.

Eu não sou, como parece, um assiduo defensor do capitalismo (na verdade, durante muito tempo defendi a esquerda). Mas infelizmente, eu cansei de ilusões. Eu não acredito que um dia um regime socialista, ou parecido, irá reinar sobre a Terra. Então, envés de me debruçar sobre, o que é pra mim, utopias. Eu vejo o mundo como um lugar cheio de coisas a serem melhoradas. E isso sim, pra mim, é possivel. E é por isso que do meu jeito, vou trabalhar para que ocorra.

Essa é só minha opnião, saca? Não espero que todos vocês concordem, mas espero que ao menos respeitem.

PA disse...

Olha..sério.
cansei..e EU dizer isso é foda...
mas nao cansei de discutir..
cansei de ver opiniões infundadas, e deturpações...o mesmo que os partidos políticos fizeram e fazem com as teorias marxistas(no plural), vi sendo feito aqui.
e pior, ninguém abriu mão de seu referencial, mesmo uns e outros tendo argumentos claros...
o CL e a Mare se colocaram em posições antagonicas, quando eu vejo que isso tudo na verdade é misturado...

ah enfim, já tenho um seminário na quinta pra defender Marx, não vou mais falar desse barbudim encrenqueiro...