quarta-feira, 24 de junho de 2009

Eppur si muove: Sobre o cansaço mental universitário....

Bom estive a uma semana infurnado em meio a livros. Não que estivesse o tempo todo a lê-los, mas sempre a pensa-los. Preocupações com notas, trabalhos, provas...tudo que sempre aflige os universitários no final do semestre.
Não consigo pensar em mais nada a escrever... Poderia aqui falar algo de liberdade, ou de lei, de Rousseau, Hobbes, Locke, Max Weber... e tudo vai se confundindo...leio leio e leio e absorvo um mínimo... que ainda assim é bastante.
Bom, agora escrevendo me veio uma reflexão...como cada curso tem um perfil próprio e como constrói esse perfil nas bibliografias. Ou seja, te mandam ler tais e tais textos, quase nunca tens tempo para questionar isso ou aquilo, e mesmo se aprofundar em algo...te limitam o conhecimento na área que mais te agrada, te oferecendo somente aquilo que parece ser importante. Mas importante a quem?!?
Claro que é fácil contornar isso. Você, como estudante crítico, dedicado e sério, pode procurar por si só ler as críticas, fazer os questionamentos, aprofundar...mas dá tempo pra fazer isso com tanta leitura obrigatória????
Não reclamo da leitura obrigatória, acho que tem certas coisas que todos os profissionais de determinada área devem saber mesmo; não podemos esquecer de que as universidades estão aí é para formar profissionais e não pessoas que repensem tudo – claro que para quem for se profissionalizar no meio acadêmico essa oportunidade está em aberto, em alguns cursos...
Mas sei lá..a coisa tá ficando mecânica demais pra mim. Tão mecânica que minhas costas doem, não consigo dormir e meus pensamentos não são mais nada criativos, está sempre no mesmo campo semântico(aqueles autores ali em cima, mais umas outras pequenas coisas).
E só quero isso hoje: registrar que hoje estou puto com isso. E que há algo que deva ser mudado na estrutura de ensino. Quando tiver fazendo alguma matéria sobre isso volto aqui para postar as soluções(ironia mode: on)!

Abraços!

6 comentários:

CL disse...

Einsten dizia que qualquer forma de memorização minava a criatividade. odeio ele, mas parece ter algo haver com seu assunto.

Olha cara, também odeio isso, mas é necessario. Então, se joga cara.

Abração aew.

Simone Brasil disse...

novamente: todos nós no mesmo speed.
bjs

Unknown disse...

Cl, vc odeia Einstein?!?!? Caralho, o que diabos ele te fez? D=
Ele era mó legalz uhAuhaUhAU =P

AH, eu sei como é essa coisa de Locke, Rousseau, Maquiavel, Weber... ahhh, eu sei muuuuuuuuito bem
UAhuAhuAuh X_x
mas como disse a xu "todos nós no mesmo speed", nessa mesma coisa mecanica mesmo...

CL disse...

Não gosto dele. Certa vez ele veio ao Brasil e disse que era o povo mais vazio e ignorante possivel. Ou algo assim.

abraços

Unknown disse...

AH sim, ele subestima demais as pessoas, akele teste dele ele disse que só 2% da populaçao conseguiria fazer... Putz, 90% das pessoas que me disseram que fizeram akele teste disseram que conseguiu...
Mas bom, ninguem é perfeito =P, nem mesmo o cabeçudo do E=mc²

PA disse...

E ele sabia que nao era perfeito, ora.
E era péssimo em matemática, nao sabia resolver LOG e um monte de coisas...
Mas é um gênio.
E esse teste foi distorcido..=p
Quanto ao povo, provavelmente não foi algo radical assim...
Nao está confundindo com darwin não?! que disse que aqui não voltava, e que eram pessoas embrutecidas...