quinta-feira, 9 de julho de 2009

Gu pra você

Jovens - Realidades

É fascinante ver como meus colegas descrevem suas proprias experiências sobre tudo aquilo que os cerca em uma faculdade.

E é por isso que eu amo ser baiano e morar onde moro e ter tido a oportunidade de morar em uma capital.

Nunca fui em São Paulo, Rio ou Viçosa. De fato eu nunca sai da Bahia então não tenho muito o que dizer dos outros lugares, a não ser quando leio o que eles escreveram então com base nisso devo dizer que meu periodo de quase 3 anos e meio numa faculdade foram não mais que a absoluta vivência de um sonho.

Eu fiz Unifacs que é uma faculdade particular e bem acho que pelo fato dela ser particular é que as coisas deveriam ser feias, mas pelo contrario não me parece que era.

A Unifacs possui Três andares, um terreo e um subterraneo.

É uma instituição de certa forma grande é claro sem contar os outros campus espalhados pela cidade de salvador, mas como só posso falar do que conheço me aterei ao PA-8 (Caminho das árvores).

É estranho ouvir a descrição de meus colegas quando você não vivencia isso da forma tão absoluta que o mesmo fazem.

Tem Maconheiro na facul? Tem. Tem irresponsaveis que não vêemm nada além do proprio umbigo? Tem. Tem cachaça? Tem. Tem em dias de aula? Tem.

Mas isso não é sempre, há uma camuflagem que não existe por exemplo no post da Mare em relação a galera que fica numa "pampa" é algo isolado por exemplo participei de inumeras festas na facul e todas as vezes era um unico individuo o fazendo, apenas uma vez vi um grupo de quase uns oito caras ( nenhuma mulher) fumando.

Bebidas... Facul que não tem bebidas não é facul, do mesmo jeito que não é universitário aquele ser que nunca perdeu uma noite de sono para estudar.

Mas onde estudei não faziamos loucuras de beber antes da prova, mas depois da mesma, porque era mais interessante discutir sobre os erros e acertos de uma maldita prova de Kelmo bebado.

E dentro do meu PA haviam diferentes cursos como eu estudava pela manhã haviam quem eu me lembre ADM, SC, PSI e ENG.

E eu conhecia pelo menos um de cada curso e saia com a turma de cada um e nunca vi de forma tão intensa a realidade retratada pelos meus colegas, não que ela não exista, mas eu nunca a vi.

Havia responsabilidade e preocupação, não só com as notas mas com os atos sociais em um geral, manifestações publicas, no meu curso eu vi pelo menos umas duas.

E bem fale sério se o que meus coleas falam é sim uma verdade deles e por achar que isso é uma questão de cultura e localização.

Afirmo de coração foda-se as metropoles globais com cinemas, museus e teatros cheia de sua diversidade e as ações ofensivas que essa diversidade causa.

Prefiro minha Bahia e suas metropóle cheia de assaltos, roubos, sequestros e de uma confusão absoluta as 6 horas da tarde na paralela, porque apesar de sua diversidade e lhe afirmo que se houver um lugar no Brasil com mais concentração de negros, de diversidades culturais e com o aspecto mais humano que é caracteristica do baiano, esse lugar é povoado pelo povo daqui e não pelo "daí".

10 comentários:

CL disse...

Cara...
Eu concordo com você, esse povo de fora da bahia é todo esquisito. HSUAHSUAHUSHAUS

Anônimo disse...

CLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAP.

Mare Soares disse...

eu odeio nordestino HAUAHAUAAHUAHAAUHAAUHAUAHA SACANAGEM XD

PA disse...

"E dentro do meu PA"

HEI HEI HEI...q isso?!? num tem nada dentro de mim nao rapá! qualé!!

ueahihieaheah

Mas bem, vc diz que é meio camuflado as coisas..
é, deve ser por ser faculdade particular, que o cara pode ser expulso numa facilidade...
pq nas federais, amigo...é na cara dura mesmo..
é vc entar em qualquer canto que tenha alguém do famoso ME(movimento estudantil) que vc vai ver a maria joana, a maior militante de esquerda do Brasil..=p..abrindo a cabeça de milhares..
Mas acho que a Maria Joana gosta mesmo é de diversidade de pensamento...não vejo ela circular muito pelas bandas das engenharias, dos caras quadradões. Mas ela é meio insistente e dá suas voltinhas por lá também..mas olhe para alguém das humanas, e logo ao lado verás a Maria Joana..

Simone Brasil disse...

Como estudante desse mesmo campus e observadora diária dessa sutil realidade, posso atestar aqui a veracidade das palavras proferidas no referido post.

=)

CL disse...

Tipo gente, eu só queria me manifestar sobre uma coisa:

O ultimo post, tanto da Mare quanto do Gustavo, eu preferi não comentar seriamente por ser deveras pessoal, e eu correr o risco de ofender alguem expondo abertamente minha opnião.

Mãs tenho muitas discordancias.

abrass

Unknown disse...

Devo dizer que realmente a diversidade de São Paulo é assustadoramente grande, e eu acho isso fascinante, mas as açoes ofensivas são realmente piores... Mas, vou ter que dizer que esse foi um chute seu cara, deu sorte de nao ter falado besteira... Afinal, como vc disse, vc nunca foi SP e Rio, entao vc fala akilo que te falavam, que vc leu e viu na TV... mas acredite, vivenciar é algo totalmente diferente

Nao estou xingando, reli o que escrevi e percebi que possa dar essa impressão XD AHuUHA, apenas quero deixar claro que esse "aspecto mais humano caracteristico do baiano" é algo que realmnte pode fazer falta por lá, mas tenha certeza que existem caracteristicas do povo de lá que realmente me deixam puto de nao ter por aki...

Não é a toa, que eu nao me contentei em continuar por aki... Acho que eu precisava de mais do que esse "aspecto de humano" =P (sem abandonar esse, é claro!)

Gustavo disse...

Eu não gosto muito dessa coisa de comentar um comentario... mas CL eu realmente nao sei o que se passa fora da bahia então amigo escreva para eu poder entender o que se passa.

Mark eu falo de Salvador e não de Porto, eu tambem sai de Porto por causa disso e eu quero que vocês falem , mas saiba Mark que você tambem nao sabe como é em Salvador.

Unknown disse...

logico que nao sei XD
por isso nem comentei a respeito
acho que ia fikar fascinado por lá do mesmo jeito, mas por motivos diferentes...

e eu tenho espirito de cidade grande... entao acho que é algo meio previsivel XD

Marinho disse...

Gente, só queria deixar uma opinião: Universidade é um momento da vida de 3 a 5 anos em média para que? Estudar? Não. Beber e se drogar? Não. É um momento de vivenciar experiências. Aí entra desde o estudo até as orgias mais sacanas... Mas isso quer dizer que quem está na faculdade experimenta isso tudo? Não. A faculdade abre portas,possibilidades... Cabe a cada um escolher aonde vai querer entrar... Algumas portas dá pra entrar, conhecer e sair. Outras, não mais...