sexta-feira, 8 de maio de 2009

Enroladinho de camelo

O mundo de outro alguém.



Outrora estava numa loja gastando dinheiro em filmes que eu já vi e só verei uma vez mais, mas compro pelo prazer de observá-los silenciosos na prateleira. Pelo jeito como eu os organizo com tanto carinho, por encostar em um por um, sentindo a espessura de sua cama, as letras estilizadas que formam seus títulos, as diversas cores encontradas em cada caixinha. Engraçado que quem olha, provavelmente dirá que é legal, julgará os filmes e não percebem a forma de cada um deles. São todos lindos. Lindos! E 50% da mágica existente não está no dvd dentro da capa. Está no que foi descrito acima. Eu descobri dentro de cada história de cada filme um mundo incrível, horrível, denso, feliz ou triste. Vários mundos distintos. O conjunto desses forma o mundo meu. A mensagem que cada um transmite e a caixa do dvd, coloridas e escritas. E eu duvido que muitas pessoas dêem alguma coisa por este mundo.

Nesse dia, passando suavemente os dedos nos dvds da loja, empolgada, não pelo fato de pensar em comprá-los, mas, em senti-los, uma senhora veio falar comigo. No começo, eu penso algo próximo a: "Tô vendo os dvds aqui de boa e tem gente me enchendo... Não quero debater filme nenhum, só quero olhá-los. Por que não me deixam em paz?" e respondi friamente. O surpreendente é que continuamos, eu e a senhora, olhando e escolhendo filmes, lendo sinópses, passando os dedos, futucando os que estavam jogados... Movimentos semelhantes de pessoas que nunca se cruzaram antes. Confesso que isso me causou uma simpatia. E, envergonhada da frieza anterior puxei um dvd da preteleira e perguntei: "Lua de papel é bom?", então começamos a conversar. Sobre filmes, sobre a freqüência com a qual entrávamos naquela loja e decidimos, juntas, três filmes a levar.

Mesmo que por meia hora, definitivamente conheci um mundo. E ao olhá-lo pela face, não dava nada por ele. O que agonia agora é que é interessante!

Talvez devêssemos aplicar isso em nossas vidas. Procurar conversar, ignorar o espaço particular, quebrar barreiras, fazer isso com desconhecidos. Os mundos podem ser incríveis. Com certeza valem a pena.

Só que somos burros, preconceituosos e juízes de tudo, exceto do próprio nariz.



Há tantos planetas no sistema solar, quiçá no universo. Mas esses, por enquanto, não temos a oportunidade de desvendar. Para nossa sorte, há universos particulares em cada pessoas que conhecemos, deixamos de conhecer, conversamos ou cruzamos durante o caminho do viver. Por que não provar novos sabores?

10 comentários:

CL disse...

Eu preocupado com minha Odisseia em busca da minha amada. E meus colegas de Blog adentrando temas tão vastos e densos... Cada um com a sua cruz né?

Eu tinha o costume de ficar olhando pra rua, imaginando que cada pessoa que passava, tinha uma historia, um sonho, oportunidades, talentos, um destino. E que, como diante disso, eu era pequeno. E meu destino, tão grandioso aos meus olhos, era igual ao de qualquer pessoa. E portanto, eu não era melhor que ninguem.

Sabe, nos nossos mundinhos fechados, existe uma porta para o grande mundo de todos. É foda querer sair dessa nossa bolha, mas quando se sai, é muito enriquecedor...

Mas não me leve a mal Mare, ainda tenho uma longa Odisseia em buca da minha amada para terminar...Depois, eu prometo pensar nisso junto com você.

Bessos

Unknown disse...

sensacional. Adoro quando essas coisas aleatorias acontecem e percebemos depois como foi interessante.

Quem sabe quando vc vai ver akela senhora de novo ne? ^^

Sua filosofia pra esse topico é algo que eu pensei a alguns meses atras, uns 2 ou acho, e tomei pra minha vida. De resultado, apenas digo que as vezes é dificil contrar o senso de julgamento, mas quando vc consegue é mais gratificante ou menos decepcionante

Anônimo disse...

Serei bem sincero no meu comentário, na esperança de que você aceite bem críticas (porque acredite, do jeito que vai, você ira ouvir muitas ainda). Se bem que vi ja em outro post seu, nos comentários um "Esse comentário foi retirado pelo dono", então não sei se era um comentário não construtivo e por isso foi deletado, ou se você apenas não aceita críticas, mas mesmo assim tentarei.

Você parece que acabou de ler um livro (tanto faz qual e de quem, por que as palavras que você usa no seu texto para tentar enriquecer e torná-lo mais bonito, são encontradas até mesmo nos livros do Paulo Coelho, e acredite, nem elas fazem ele parecer um bom escritor) e passou a usar um monte de palavras bonitas a torto e a direito sem discrição.

Do que você escreve, emana arrogância, como se você estivesse tentando escrever uma obra de arte, quando na verdade, é um texto simples. Se há algo chato de se ler, são coisas simples de uma maneira brega. Não sei se você ja leu, até dúvido que tenha, Crepúsculo. Sem enrolação, é uma porcaria, uma história clichê e mal escrita. O jeito como a autora escreve é cheio de palavras manjadas encontradas em qualquer livro, uma narrativa enjoada e clichê como o próprio enredo, onde ela tenta transformar uma história simples e infantil numa obra de arte da literatura. E sinceramente, é como seu texto parece. E digo mais, você não tem a SUA cara no que você escreve, do jeito que você coloca suas idéias no "papel", é como se qualquer um pudesse ter escrito a mesma coisa. Tem autores que você ao ler apenas um fragmento de texto na internet que basta para reconhecer quem é, graças a personalidade dele que já esta na sua maneira característica de escrever, e no seu caso, seu texto ainda esta muito genérico e sem cara.

Aliás, somando esse texto aos outros de sua autoria, parece que você adora fazer críticas. Que nós somos burros, apressados, egoístas e etc etc e tal. Não te conheço, mas das duas uma: ou você é um exemplo de ser humano, ou você é hipócrita daquelas "faça o que eu falo mas não faça o que eu faço". Enfim, provavelmente nunca saberei, e na verdade isso não tem muito a ver com o resto do comentário, apena um extra para se pensar.

Novamente, não queria ofender nem nada, espero que leia com atenção o comentário de uma pessoa imparcial e que apenas queria fazer uma crítica (que eu espero que seja construtiva de alguma forma). Abraços.

ps: caso se sinta ofendida e queira rebater apontando falhas no meu próprio comentário, relaxe, eu de forma alguma me acho um mestre da nossa língua, pelo contrário, só tentei escrever um comentário educado e sensato, afinal, ia soar mal uma crítica a seu jeito de escrever de um cara que escreve "AsSim neh, rsrssr" :/

Mare Soares disse...

Eu acho engraçado que você friza muito palavras. Então para um texto ser considerado bom tem que ser "metonímia, hipérbole, metáfora, sinestesia, etcetcetc..."? Eu não vejo dessa forma. Eu não quero palavras complexas nos meus textos. Quero simplicidade. E eu não sou hipócrita, não sou um exemplo de ser humano. Se você tivesse lido todos os textos, leria um em que digo isso. Por ser imperfeita e humana, me vejo no direito de criticar mais ainda. Crepúsculo é uma merda, o comentário excluído eu também queria saber de quem foi e aceito, sim, críticas. Quem parece não aceitar é você, pois comenta em anônimo.
Vc tem todo direito de me criticar, mas acharia legal que vc desse as caras e mostrasse um texto seu, para que todos possamos avaliar.
Não me senti ofendida =)

Anônimo disse...

"Eu não quero palavras complexas nos meus textos."
Desculpa, mas você diz uma coisa e faz outra. É como se você quisesse falar que fez cocô mas descrevesse "fui ao banheiro, sentei silenciosa, pensativa, enquanto meus excrementos saiam de minhas entranhas. Fiquei me endagando, que sentimento era esse".

Sobre o anônimo, acho que postei assim por que não te conheço, me passaram seu blog me perguntando o que eu achava (a pessoa, ao contrário de mim, gosta), mas não sei se seria bom dizer quem sou, poderia causar algum mal estar pra pessoa que me passou seu blog.

Novamente, digo que não sou escritor, nem me acho um, então não vejo motivos para postar um texto meu já que eu não tenho. A menos que você ache que para se criticar algo, precisa se praticar. Então não posso criticar a política porque não sou político?

Enfim, fico feliz que não tenha se sentido ofendida, nunca foi minha intenção, não faria nenhum sentido em insultar quem não conheço certo? Desculpas, e um abraço. :)

Gustavo disse...

Sabe eu ouvi uma coisa hoje que acho que se aplica bem, veio de um dono de uma locadora aqui em porto seguro e realmente fez sentido em minha vida então Mari, não vejp necessidade de comentar, mas apenas deixar aqui essa frase.

Beijos


"Há uma razão de clichê ser clichê e por ainda ser usado até hoje, é porque funciona".

Mare Soares disse...

Eu acho um absurdo, inclusive, você criticar tanto e mandar um endagado aqui. E excrementos, indagados, palavras assim não são complexas, são cotidianas.
Ah, se te passaram esse blog, eu fico feliz. Eu realmente pedi para várias pessoas divulgarem. E de forma alguma causaria problemas para pessoa, muito pelo contrário, eu fico até muito satisfeita com ela.
Críticas são sempre bem vindas, nunca esperei agradar ao todos e sinceramente fico contente que alguém não goste. Porque para todos os que passei recebi elogios e não só de elogios se constrói o autor.
Agora, gostaria de deixar claro, pois acho que você não percebeu, que esse texto não foi algo criativo, não saiu da minha cabeça. Ocorreu a situação, eu apenas descrevi e aproveitei para fazer uma crítica a forma que vivemos.
E outra coisa que achei interessante é: ok, vc não gosta. Tem todo direito de não gostar. Mas se não gosta qual seu objetivo em ficar aqui vindo ler? Se torturar? Porra, eu comprei Crepúsculo e achei uma merda, vou comprar o livro seguinte com qual objetivo? Falar o quanto eu detesto a história e a autora? Eu prefiro gastar meu tempo procurando textos e coisas que eu goste.
Agora, se algum dia produzir um texto e der as caras a tapa como nós fazemos aqui, só mandar pra gente. Realmente estamos precisando de Bundas Convidadas. =)

CL disse...

Well well...

Bom gente acalmem seus animos. Ambas as partes tem suas partes felizes nessa discursão. Porém, é tudo uma questão de ponto de vista.

Anyway, caro anonimo. Você é muito bem vindo a criticar os textos desse blog. Mas no caso dos autores não reagirem bem. Bom, entenda, eles tem muita personalidade. E é por isso que amo esse Blog xD.

Abraços.

Mare, relaxa (A)

Anônimo disse...

Não sou o anônimo de cima, mas concordo plenamente com ele.
Você embeleza um texto simples, com palavras pseudo-cultas, as quais na verdade só são pra demonstrar arrogância e prepotencia, de quem acha que por saber certas palavras, torna-se superior ao usá-las.

Sou um escritor, mas não só por tal fato me sinto no direito de criticá-la. "Não sou político, mas também os critico."

Também não sou um mestre da lingua portuguesa, aliás, erro bastante nesse quisito, admito com certa vergonha.

Mas pior que errar na gramática, é acertar nela da forma que a fez.
Seus textos parecem que foram tirados de um livro qualquer, talvez de auto-ajuda, e com cuidado, colocados aqui. Mas claro que no caminho, deixou cair o verdadeiro autor, e sendo isso conveniente pra ti, tornou-se-a.

ODEIO hipócritas do teu tipo.
Você tenta endeuzar as mães, tenta nos fazer pensar em ser mais sociáveis, pois "há outros planetas".

Não precisamos de outros mundos pra nos darmos bem, sermos bem sucedidos e esclarecidos. Basta entendermos bem o nosso, e se houver alguém mais em nosso "sistema solar", entender o da pessoa também. Ou no minimo tentar.

As pessoas NÃO são bonitas. NÃO são legais. As pessoas SÃO SIM enteresseiras.
Por isso, sem esse papo de que "eu não sou assim", "minha mãe não é assim", "meu cachorro não é assim".

Seja realista, tentar pousar de cult sendo hipócrita e sonhadora é o cúmulo.

Mare Soares disse...

Gente, vcs são analfabetos? Porra, não tem palavra NENHUMA difícil nos meus textos, simplesmente porque eu não as conheço. E a mais ou menos é "quiçá" que é minha segunda palavra preferida, só por isso uso com freqüência. Pros curiosos, a primeira é demasia.
E livros de auto-ajuda, e daí? Eles não perderam o valor por serem de auto-ajuda, aliás, eu gosto de alguns livros de auto-ajuda, espiritismo e tal. Já leu Violetas na janela? É excelente. Deveria ler.
As pessoas não são legais tbm acho isso. E é por isso que devemos deixar de tentar? Ser sonhadora, utópica é um crime? Então é um crime pelo qual eu quero pagar. Endeuso mães mesmo. O post acima foi um relato que a MINHA mãe fez POR MIM. Foi uma homenagem a ela. E endeusá-la, de novo, é crime? Vc não acha sua mãe foda? Vc não se espelhou nos seus pais? Se não, eu não sei que tipo de pais vc tem, mas os meus são maravilhosos e eu serei mt satisfeita cmg mesma se for metade do que eles são.
Nunca tentei pousar de cult e não sei de onde você tirou isso.
E ser realista? Não quero. É a minha decisão e ninguém tem o direito de intervir nisso.