quinta-feira, 7 de maio de 2009

Gu pra você

Que venham as esferas do Dragão

Nos últimos dias tenho pensado muito na ignorância das pessoas sobre determinados assuntos sobre pessoas que se dizem adultas, mas que discriminam veemente a diversão de crianças ou adolescentes, na televisão ou em qualquer outro meio de entretenimento, acho que de alguma forma esquecemos o que vimos quando éramos menores ou hipoteticamente falando o que passa hoje já não é interessante com que passava antes ou apenas perderam o interesse naquilo que muito divertiu sua infância. Vou dizer que não vou entrar no mérito de brincadeiras de rua, pois apesar do crescimento absurdo que vem acontecendo das crianças e adolescentes presas em casa, em um movimento oriundo da tecnologia que cresce, devo dizer que nada aos extremos é bom, portanto ter Internet é legal, mas jogar gude também é. Mas para deixar claro não vou entrar nesse mérito aqui.

É muito engraçado como todo um modus operantis da tecnologia que visa o entretenimento evoluiu... é serio pense bem, quando é que um chip desenvolvido para uso domestico em consoles seria usada para fins militares... hoje o chip Cell (fica aqui subentendido o guerreiro que lutou contra Goku e que possuia os poderes dos maiores guerreiros do universo) o processador Cell tem um núcleo com doze processadores, sendo que a compra para seres mortais com dinheiro o maior processador que irão encontrar a vista é um de quatro núcleos desenvolvido pela Intel, que é usado em computadores de alta performance, mas como não sei o que a NASA usa me ateei a esses fatos.

Ouvi de um técnico de informática uma vez que chegamos há um limite de processamento, não significa que não podemos aumentar a capacidade, mas que o torna inútil diante das peças que não acompanhe a velocidade de desenvolvimento que possui um processador, diferente por exemplo de um Play 3, onde o processador e as peças são harmonicamente encaixadas para elevar ao máximo possível a capacidade do aparelho, mas bem não é só isso os programas usados para a produção de conteúdo para esses consoles ou computadores devem acompanhar essa evolução também.

É muito interessante as pessoas acharem que video-game ainda se resume a usar um encanador comedor de cogumelos para salvar uma princesa. Há muito mais que isso, Metal Gear, Resident Evil, Onimusha, Silent Hill (o mesmo rendeu um ótimo filme diferente de Resident evil). Jogos que falam da facilidade humana de se render há uma versão deturpada da tecnologia, como o desenvolvimento de vírus e até mesmo a nano tecnologia algo muito presente hoje em dia quando se fala em pesquisa cientifica, fala também de amizade e traição de amor por alguém e por um ideal (algo há muito tempo morto pela forma de vida humana hoje regente no mundo).

Outra coisa que me tira sono é a capacidade que as pessoas tem de subestimar desenhos animados ou anime ou como diabos você quiser nomear é sério, não é mais He-man o Thundercats que passam (capitão planeta brocava) desenhos evoluem assim como tudo em nossa vida evolui. Tipo Full Metal Alchemist, Death Note são o top da inteligência e perspicácia de historia e desenho que falam sobre o degradante caminho que tomou o sentimento humano e a luta incessante para a restauração de como eles eram, dentre tantos outros desenhos que me fogem a cabeça. Mas não só, The spectacular Spider man, fala sobre a dificuldades de ter um grande poder em mãos e a capacidade que todo ser humano tem de cometer erros, mas devo realmente comentar sobre o mais infantil e mais comercializado, ao menos aqui no Brasil, Naruto, Ué o que é que tem demais em um cara tentando ser um ninja... e o que se encontra mais do que algo infantil nisso... sabe de uma eu ia discursar sobre mas porque ao invés de me dar ao trabalho apenas não cito uma frase do próprio protagonista.

“Naruto: Eu amo, amo meus companheiros , o Iruka sensei, o Kakashi sensei e o Ero-senin, amo tanto que chega a doer.”

“Jiraya: O que mais de você naruto é parecido comigo é sua determinação é sua vontade de nunca querer desistir.”

Porque não mostrarmos ao nossos filhos aquilo que é realmente importante ao invés de procurar algo perfeito num sistema imperfeito, porque não mudarmos nosso olhar sobre aquilo que não conhecemos?

Sei que os filmes são denominados como a sétima arte, mas porque menosprezarmos a ideia de que um seriado, um jogo ou até mesmo um anime pode trazer experiências mais proveitosa do que um livro sobre advocacia ou psicologia. Livros são importantes sim! Mas vê a experiência do outro seus erros e acertos faz com que a experiência seja mais memorável e vivaz em meu pensamento.

Então vou confessar algo de verdade, eu quero muito ser como Naruto.

5 comentários:

Simone Brasil disse...

Tipassim... não discordo de sua opinião não, acho inclusive que seu ponto de vista em relação a isso é muito válido e muito sensato.. já conversamos várias vezes sobre isso, sobre como o seu ps3 reverbera em você e tal, acho essa visão mágica. Mas ó... "É muito interessante as pessoas acharem que video-game ainda se resume a usar um encanador comedor de cogumelos para salvar uma princesa."... véi... não escalde Mario não, é a única coisa que eu sei jogar além de Donkey Kong, acho do balacobaco demais!! =)

Bjs!!

Unknown disse...

Naruto é um bundão, e o encanador tbm evoluiu junto com a tecnologia, mas sem perder a caracteristica basica: ser quem ele é desde antes.
Acho que fika provado nele, que, nao importa quanto tempo passa, quanto evolua... o encanador italiano salvador de princesa vai nunca nos deixar eskecer de como as coisas eram =D *pelo menos nesse!*

Gustavo disse...

Bem mark cada um com seu cada um... mas só para deixar claro que eu nao tenho nada contra Mario, muito pelo contrario.

CL disse...

Eu gostaria de ter algumas das caracteristicas do Naruto né cara...

Enfim, eu concordo com o seu ponto de vista. A arte é muito vasta, e as suas aplicações, utilidades e DEMONSTRAÇÕES são inumeras cara...

Há muito o que se aprender com tudo na vida. Há muito com o que se aprender com uma pedra jogada no meio da rua, ou com uma nuvem flutuando no céu. Guga, há como aprender com tudo. Basta que aquele que anseia por esse conhecimento, abra os olhos para ver aquilo que o mundo, incansavelmente, tenta lhe ensinar.

Abraços

Unknown disse...

Imaginei que vc nao tinha nada contra, mas quando vc falou nele me fez pensar que tem coisas que nunca vao ser eskecidas, por mais q tentem deixá-las pra tras... É simplesmente natural voltar a elas.