quarta-feira, 6 de maio de 2009

Eppur si muove: O erro

Bom, como tenho que escrever algo, vou escrever sobre algo tão comum em mim, como viram no meu último post. Escreverei sobre o ERRO.
Não quero explicar o erro e dizer o que leva as pessoas a errarem. E nem quero chegar a uma lei universal sobre o erro e nem tampouco analisar uma situação e pronto.
O que quero é inverter a ordem do “Errar é humano” e dizer que “Humano é errar”, mas posso estar errado nisso.
Mas porque escrever sobre isso?! Primeiramente porque eu, assim como vocês, erro; mas isso em si não me faz pensar sobre o erro e tentar elevá-lo a condição que elevarei. O que teve esse papel foi mesmo as discussões que tive, principalmente nas aulas de Antropologia; onde vi que o ser humano se constrói através dos erros.
Mas fugindo da idéia supérflua de que “é errando que se aprende”, o processo de errar é muito maior que um processo de aprendizado. É maior porque está errado, não se tira nada do erro além de que está errado. Se algo está estragado e você vai consertar, mas não consegue e erra, você não aprende senão que aquilo que você fez foi “inútil”, mas pode analisar melhor por que caminhos seguir e tentar buscar os porquês da questão. Mas não é este o meu enfoque.
O que acredito que diferencia o ser humano dos outros animais é o erro. O ser humano é o único que erra, e a partir do erro consegue errar de novo! Diz-se muito que seria a comunicação que diferencia o ser humano dos demais, mas acredito que o cachorro não lata a toa, e sabe-se bem que os animais mantêm um contato entre si(dentro de uma mesma espécie) que por vezes é até mais complexo que o nosso. A linguagem escrita tampouco acredito ser um diferencial tão relevante, mas acredito que ela se constrói muito mais a partir do erro de interpretação de outros sinais humanos.

-----------------------------------------------------------------------------------

Bom, o texto está incompleto e eu realmente não sei como terminá-lo! Tentarei fazer aglo mais conciso nesta linha posteriormente, mas por enquanto fico nisso.
E errei! Na semana passada não postei aqui, um erro grave, não só com quem lê e faz o blogue, mas comigo mesmo que não tive compromisso com minhas palavras e então peço desculpas a todos!

3 comentários:

Unknown disse...

"Humano é errar" é um novo jeito de analsiar que eu nuca tinha pensado e que realmente me faz todo sentido.

Gostei do tema, mas devia ter explorado mais pô! XD

PA disse...

Realmente deveria ter explorado mais..
MAS, to meio sem inspiração...e sem tempo também

CL disse...

Desculpas aceitas...
E sobre o texto. Confesso que não entendi direito aonde você quis chegar. Estou ansioso pelo proximo texto. Pq não gosto de ficar sem entender as coisas xD.

Abraço