sexta-feira, 22 de maio de 2009

Enroladinho de camelo

Sociedade do espetáculo capitalista

Fiquei com vontade de escrever e é isso aí. xD Não enjoem de mim, please.
Esse texto é parcialmente meu. São idéias que concordo e minha visão.


Deboard Guy, francês, cineasta, escreveu "sociedade do espetáculo".
Ele critica a sociedade contemporânea. A sociedade estava mudando e ele condena o ocorrido, pois estava se tornando uma sociedade apoiada na visão.
"A vida é composta de espetáculos"
Não somente a televisão ou a mídia é feita de espetáculos, as relações sociais também são o espetáculo, é o modo de viver baseado nas imagens. A aparência é fundamental.
As pessoas passam a impressão de que são irrais devido ao fato de serem totalmente espetacularizadas. Mas essa sensação de irreal, não significa que realmente seja.
Nossa relação com o mundo é somente visual e a visão é facilmente enganada...
A degradação do ser em ter.
Antes era importante ser alguém, passou-se o tempo, e o essêncial era ter. Você era aquilo que tinha, isso não é novidade para ninguém. Hoje, não importa nem quem você é ou o que você tem, o importante é você parecer. Chega de acúmulos, você só quer o acesso, quer mostrar e depois descartar.
E Deboard me odiaria por estar escrevendo isso aqui. Ele não queria ser o espetáculo.
"A própria crítica ao espetáculo é facilmente transformada em espetáculo."

Neal Gabler, americano, escreveu o livro: Vida, o filme.
Não tão diferente de Deboard, afirma que o importante é parecer e aparecer. Diz isso com as chamadas lifies. (life+movies)
A vida vira um filme. Não o contrário. Antes os melhores filmes eram aqueles que imitavam a vida. Segundo Gabler, hoje, a melhor vida é aquela que imita o filme.
Você deve se inventar, aprender a lidar com a própria imagem. Esta lhe dá as ferramentas para produzir o efeito desejado. Sociedade do photoshop.

Karl Marx, não preciso dar referência nenhuma sobre quem é. E limito a citações tiradas do manifesto comunista.

"(...)Obriga todas as nações, sob pena de extinção, a adotarem o modo de produção da burguesia; obriga-as a ingressarem no que ela chama de civilização, isto é, a se tornarem burguesas. Numa palavra, cria um mundo a sua imagem e semelhança."

"(...)Tais operários, obrigadoa a se vender peça por peça, são uma mercadoria como qualquer outro artigo de comércio e estão, portanto, exposto a todas as vicissitudes da concorrência, a todas as flutuações do mercado. O desenvolvimento da maquinaria e a divisão do trabalho levam o trabalho dos proletários a perder todo caráter independente e com isso qualquer atrativo para o operário. Esse se torna um simples acessório da máquina (...) mas o preço de uma mercadoria e, portanto, do trabalho, é igual ao seu custo de produção. Logo, à medida que aumenta o tédio do trabalho, diminui o salário."

"Nós, comunistas, temos sido acusados de querer abolir a propriedade adquirida pessoalmente, fruto do trabalho do indivíduo, propriedade que dizem ser o fundamento de toda liberdade, de toda atividade e de toda independência pessoal.
Propriedade adquirida, fruto do próprio trabalho e do mérito pessoal! Falais da propriedade do pequeno burguês, do pequeno camponês, que antecedeu à propriedade burguesa? Não precisamos aboli-la; o desenvolvimento da indústria já aboliu e continua a aboli-la diariamente."

"...E a burguesia chama
de supressão dessa situação de supressão da personalidade e da liberdade! E com razão. Porque se trata realmente da supressão da personalidade, da independência e da liberdade DO BURGUÊS."

"Os comunistas não inventaram a influência da sociedade sobre a educação; procuram apenas transformar o seu caráter, arrancando a educação da influência da classe dominante."

"As idéias dominantes de uma época sempre foram apenas as idéias da classe dominante."

"Numa palavra, em todas as partes os comunistas apóiam todo movimento revolucionário contra as condições sociais e políticas existentes. (...) Os comunistas recusam-se a ocultas suas opiniões e suas intenções. Declaram abertamente que seus objetivos só podem ser alcançados com aderrubada violenta de toda ordem social até aqui existente. Que as classes dominantes tremam diante de uma revolução comunista. Os proletários nada têm a perder nela a não ser suas cadeias. Têm um mundo a ganhar.
Proletários de todos os países uni-vos!"

Agora, eu posso falar hauahauah.
Comentário básico, essa última citação que eu peguei do manifesto comunista me causa arrepios toda vez que o leio. Quando ele diz "Que as classes dominantes tremam diante de uma revolução comunista." Sou boba, né? Mas da primeira vez que eu li, eu chorei. Colé, cara, é emocionante! Xd
Eu acredito quase que cegamente nessas três personalidades. E duas delas me matariam por ter usado essa palavra referindo-se a eles.
E o único comentário que eu tenho a tecer aqui, é que eu acho engraçado...
O capitalismo prega o lucro. Logo, você tem que ter, certo?
Mas hoje não interessa mais se você tem. Importa que você aparenta ter.
E isso é ridículo. Você mostra pros outros que é foda, mesmo que seja um merda e isso faz de você o espetáculo. E para ser o espetáculo, nossa... Como você gasta dinheiro! Afinal, ser bonito e exibir roupas da moda (de aluguel, claro) custam caro...
O capitalismo industrial, mesmo burro, era mais inteligente.
Utópico ou não, Marx não estava errado.
Somos todos mercadoria. Vendemos o nosso trabalho pra um filho da puta lucrar em cima da gente. Não olhamos pra garrafa de água e vemos fruto do trabalho humano, vemos "hmmm, água, que gostoso, na hora certa!". Esse filho da puta que te explora tá rico, vc tá cada vez mais pobre. E metade do seu salário vai nas suas verdadeiras necessidades. Ou seja, sobreviver, logo, comprar comida. A outra metade vai embora porque você tem que gastar muita grana pra parecer tê-la em excesso. Quando, na verdade, o único que tem esse dinheiro mesmo é o cretino que fez você se fuder.
Mas o sonho de todo mundo é ser esse, né? É por isso que o socialismo não tem como dar certo. Para aplicarmos este, devemos modificar o ser humano. A gente quer chegar no topo para foder com os que não estão, exatamente como hoje o seu patrão faz com você! GENIAL! =D
Repito, Marx não estava errado em nada do que falou. Só errou quando não percebeu que falava de seres humanos. O proletário mesmo chegando ao poder, não vai pensar no bem social. Vai pensar em embolsar dinheiro. Teoricamente, ele devia acabar com as classes e fazer algo verdadeiramente justo.
E eu continuo esquerdista, gente.
Só não queria continuar humana.
Mas isso fica foda de mudar.

11 comentários:

Simone Brasil disse...

Discordo... mas se eu fosse discorrer sobre, ia criar confusão e ficar muito grande.

Mas respeito, é claro! =)

Bjs!

CL disse...

Eu não vou nem ler. Porque se ler vou comentar, e iso vai criar outra longa discurssão no msn...

Bjão Mare

Simone Brasil disse...

Um fikdik pra todo mundo, porque eu acho que quando a gente gosta, a gente cuida... e eu gosto daqui:

tem posts demais. tipos, ok, é normal... mas os posts são grandes demais e estão aparecendo em intervalos de tempo curtos demais. Quem tem o que fazer da vida e não entra aqui toda hora, ao contrário de mim, fica meio perdido. Até eu, que vivo aqui, fico perdida. Quando acumula, eu meio que fico com preguiça de ler tudo. Enfim, queixa minha, pode ser que os outros não achem isso... pode ser que eu tenha uma disfunção cognitiva que não me permita ter concentração num texto por mais de 10 minutos, sei la... só expondo o que eu acho! Crítica construtiva!

Bjs Bjs!

Anônimo disse...

nenly & nenleerey xD

Gustavo disse...

O problema todo não é ser esquerdista ou de direita... o problema todo se resume em seu ultimo paragráfo.

Porque se ser humano não faz diferença imagine ser uma arvore?

mare (logado no pc do sos XD) disse...

se eu fosse uma árvore não faria mal.

Gustavo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gustavo disse...

Mal, é uma questão de ponto de vista.

Unknown disse...

Concordo com a XU XD

CL disse...

Amo muito tudo isso!

PA disse...

Bom ainda nao li, mas o título me interessa... =p