quinta-feira, 21 de maio de 2009

Gu pra você

Salaam Alaykum

A cada dia fica mais difícil escrever.


--------------------------------X-----------------------------------X----------------------------------


Eu estava pensando com os meus botões e pensando em todo um processo.

Ai, fiquei pensando... O que passa pela minha cabeça quando falam em Afeganistão?


Para mim as primeiras palavras que me vinham à cabeça são:


- Osama Bin Laden


- Homem – Bomba


- 11 de setembro


- Talibã


E só há umas duas sem anas reparei que o quanto preconceituoso eu estava sendo e o quanto essa minha ideia é derivada de duas coisas simples: Capitalismo e midia.

Chega até ser chato colocar esses dois como prercussor de minhas ideias, mas até parece que esse clichê vai mudar.


Afeganistão tem historia, mesmo muito antes do 11 de Setembro ou da invasão dos russos em1979 é claro que havia antes disso uma miscigenação onde havia um povo reprimido e um povo que os reprimia.

Mas ainda assim e apesar de sua posição estratégica no oriente médio e a briga incessante por superioridade dos Ingleses e russos para conquistar, dominar, se colocar a frente, os afegãos tinham seus preconceitos é claro, mas ainda era um país pacifico.


“Más línguas dizem que o surgimento do talebã foi oriundo da invasão da união soviética.”


Interferimos na sua maneira de lidar com os outros seres humanos, principalmente quando achamos que esse conceito está errado

É difícil percebermos o outro como ser independente e desenvolvedor de suas próprias crenças e satisfações, concluímos que se tem uma deficiência tecnológica ou se possuem mais do que deveriam supostamente possuir intervimos. Somos então os donos do mundo, na verdade somos fodas de mais para deixar qualquer coisa seguir seu rumo sem nem ao menos intrometer-se como um moleque de 8 anos na vida dos outros.


Mas não só o Afeganistão, o Japão também é vitima de sua impopularidade mundial.


O Japão não muito diferente do Afeganistão teve seus conflitos internos até a junção das regiões por Nobunaga Oda. Viveram sem influencia externa por mais de 250 anos até que enfim alguém tinha que meter a porra do bedelho onde não era chamado e quem fez isso agora... Os EUA.

Com a chegada dos navios americanos em 1854 exigindo a abertura do país ao comércio revelando o atraso do xogunato.

Véi os caras tavam de boa com suas gueixas e seus samurais ou pós-samurais, com sua cultura embolada, embora virgem, daí chega um sacana filho de uma égua e fala “Japão abra a porra dessas pernas”.

Para mais tarde (quase um séc depois) fechar as portas para o Japão numa época de crise (1920).


Mas o pior dessa merda toda não tá muito longe não para falar a verdade tá até aqui bem pertinho Africa.


Os soninkés e o Império de Gana, Os bantos, O povo Bérbere e os Egipcios, habitavam a africa antes de uma suposta colonização como todo povo com problemas internos, mas com suas crenças.


Europa+Colonização+ tribos diferentes+ Foda-se= MERDA.


A África sofre hoje com brigas étnicas causadas por essa colonização que assombram o continente até hoje, fome e miséria faz com que alguns países da África sejam um dos mais pobres do mundo.

No Brasil roubaram a patente da rapadura! Rapadura véi quer produto mais brasileiro que a rapadura...

O melhor não é nem isso tão querendo levar a Amazônia da gente... O que chamavam de “pulmão do mundo”, mas a porcaria toda se localiza num ponto muito crucial dito por um representante de um país do qual eu não lembro.


“Se eles não conseguem cuidar do que é deles, é melhor que alguém cuide para eles.”


Hum... Mas é mais bonitinho viver na mentira nos conformarmos e é isso ai! Fazer o que né, não tão me roubando? Vamos viver na ignorância não é? Pois o que elas nos trouxe até agora foi muito bom. Absolveram os Pm’s de vigário, colocamos corruptos no poder, não nos manifestamos. Apenas e só apenas teorizamos...


Maturana estava certo ao dizer que estamos presos em nosso habitat. E ainda mais certo está Khaled Housseni: “Quando mentimos, roubamos de alguém o DIREITO de saber a verdade."


Mas fazer o que né?


Não é comigo mesmo!?


Sayonara.

7 comentários:

Simone Brasil disse...

"O caçador de pipas" - mudando vidas since 2006!

uh!

bjs!

CL disse...

Comentario da Xu rlz xD

Enfim, guga... Você realmente precisa de mim pra comer Temaki xD.

Faça um livro, fique rico e ajude a africa xD

abraços

Simone Brasil disse...

To those may who concern: my blog is back!

Bjs!

Unknown disse...

Aiaiai... Nao fala assim que mágoa Gu. Vou ter que discordar do que você disse sobre o Afeganistão, aliás, Caçador de Pipas ta realmente essa idéia de que é culpa dos outros o que acontece por lá... BULL SHIT!

Apesar de achar foda a parte do "Interferimos na sua maneira de lidar com os outros seres humanos, principalmente quando achamos que esse conceito está errado

É difícil percebermos o outro como ser independente e desenvolvedor de suas próprias crenças e satisfações, concluímos que se tem uma deficiência tecnológica ou se possuem mais do que deveriam supostamente possuir intervimos."

Devo dizer que os problemas do Afeganistão não cabem nesse contexto. Os problemas se deram primeiramente EM GUERRA CIVIL... Em que muitos morriam, nada se decidia e que um pedido de ajuda do próprio país foi feito.
Quem aparece para dar uma 'forcinha?' A ainda bebê ONU, que sobre ação, NÃO DOS ESTADOS UNIDOS, porque, mesmo eles sendo um dos principais colaboradores, as tropas enviadas para lá eram de vários Estados do mundo, agiu.

O Talibã é radical e odiou profundamente qualquer invasão... Mas meu caro, quem vc acha que merece nossa atenção? Os apelos de uma população que sofre nas mãos da instabilidade ou a um grupo extremamente radical e violento?

A ONU é uma pobre e ineficaz Organização, tadinha, não sabe o tanto que ela apanha e depois corre pros "pais" (ou seja, os outros países) atras de ajuda. O que um pai faz? Vai lá tentar resolver o problema... E é aí que a merda toda acontece.

Nesse caso, devo dizer que a tentativa de solucionar o problema só fez piorar, mas não pense que isso foi feito com essa intensão de "interferir para impor a cultura, a nossa crença e blabla".

No Japão, nem discuto, perceba que lá não tinha situação alguma de pedido de ajuda, portanto, a interferencia foi puramente no ambito INTERESSEIRO...Esse sim entra direitinho no contexto que vc falou... aiai, a Globalização sabe mesmo ser uma bitch algumas horas hein? XD

Sobre a Africa, bom, as brigas existem desde sempre, a colonização só fez piorar, MALDITOS EUROPEUS, eles são piores que os Americanos e ainda sim são mais populares...

E essa de que o mundo quer tomar a Amazonia da gente... Meu Deus isso nunca existiu! Só porque pessoas mundo a fora criticaram, E COM RAZÃO, a maneira que o Brasil cuida MAL da Floresta, já acham que querem tomar da gente XD.. Calma, ainda nao chegou nesse nivel.

Unknown disse...

odeio comentarios longos... Mas esse nao tinha como =X

Simone Brasil disse...

Esse aí honra o QG dos internacionalistas mesmo. Afemarêa. Se eu ainda cursasse RI, choraria de orgulho e chamaria vc pra integrar o CIERI da FJA. Iríamos juntos pros CONERIS e pros ENERIs... ia ser mágico.

Gustavo disse...

Bem eu falava sobre o afeganistão antes do Talibã...e de como a a interferência europeia ocasionou no surgimento do mesmo.

Sobre o Brasil será que realmente isso não acontece. Ou ficamos presos demais a telecomunicações, livros e professores?

Quem viu pelos mesmos meios de comunicação a guerra do Iraque ah de concordar comigo que o que vemos e o que as outras pessoas dão como desculpa nem sempre é verdade. E porque com o Brasil seria diferente? Já não fomos manipulados antes pela Inglaterra e até mesmo pelos EUA.

Véi Nem tudo é colocado para publicação.

Não estou dizendo que sei de alguma coisa, mas não posso negar a existencia dela e nem de sua iminêmcia constante.